11 lições de economia que FHC, Lula e Dilma nos ensinaram. E como mostrar em 2018 que aprendemos

As lições de economia que FHC, Lula e Dilma deixam para nós são as seguintes: 

1 – Dinheiro emprestado enriquece o banqueiro e empobrece o cidadão que toma crédito. 

2 – Não dá para ir contra os preços do livre mercado sem sofrer uma correção e mandar a inflação para a lua.

3 – Não adianta baixar os juros na canetada sem mandar a inflação para a estratosfera. 

4 – Estimular a demanda da população por produtos sem criar meios para os produtores aumentarem a oferta só faz tudo ficar mais caro.

5 – Crescimento econômico à base de crédito dura até a renda disponível do trabalhador para pagar parcelas acabar.

6 – Os consumidores que pegam dinheiro emprestado para consumir são os mesmos que produzem os bens e serviços. Quando acaba o dinheiro que os bancos emprestam, as vendas caem. Se as vendas caem, os trabalhadores perdem o emprego. Esses mesmos que tomaram crédito ficam inadimplentes. Finalmente, o caos econômico se instaura, do jeito que está hoje.

7 – Aumento de impostos em economia em crise só faz aprofundá-la. Por isso vamos ficar no fundo do poço por mais três anos, no mínimo. 

8 – Cortes de impostos exigem cortes de gastos públicos. Como Dilma achou que poderia dar benefícios fiscais enquanto os gastos do governo explodiam e manter a política para sempre?

9 – Se Dilma e Temer gastam mais do que arrecadam e arrecadam cada vez menos por causa da crise, vão ter que pegar dinheiro emprestado para bancar a farra. Eles acham mesmo que vão poder emitir dívida pública ao infinito? A Grécia está aí de mau exemplo para mostrar as consequências. 

10 – Dirigir um carro embriagado é um crime e os acidentes causados pelo álcool são escabrosos. O desastre que vivemos hoje foi causado por um sujeito que dirigiu o Brasil enquanto estava permanentemente alcoolizado. 

11 – Dilma não tem CNH. Como os eleitores de Dilma e Temer poderiam achar que uma pessoa incapaz de dirigir um reles carro seria capaz de dirigir a sétima economia do mundo?

Nosso PIB encolheu 8,5% desde a máxima de 2013. Os 11 motivos explicados acima, dentre outras centenas, são simples o suficiente para qualquer pessoa sã entender. 

E entender que esquerda no poder só traz violência, miséria, corrupção, desemprego e retrocesso. Em 2018 se inicia uma nova fase na vida do Brasil. Basta não eleger candidatos do PT, PSDB, PMDB, PSOL e PCdoB que o Brasil entrará em um período de grande progresso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s