Por que Marta ganha menos que Neymar, explicado de forma racional

marta_neymar

O mais novo motivo de choro na grande mídia e entre muitos brasileiros está na enorme discrepância entre os salários da maior craque de futebol feminino, Marta, e sua contrapartida masculina muito mais famosa. Entre as mulheres, Marta apresenta resultados muito superiores a Neymar e qualquer outro futebolista, algo inquestionável. E acham injusto que ela não tenha atingido o primeiro milhão, ao passo em que o atleta do FC Barcelona os ganha às dezenas. Vamos analisar de forma racional.

Esses jornalistas, assim como grande parte dos chorões brasileiros, não entendem como funciona o sistema de remuneração dos atletas e sempre acabam falando besteira. Essa é fácil de desmentir.

Neymar ganha muito mais que Marta porque gera muito mais venda de ingressos (média de 78 mil espectadores por partida), audiência de jogos em televisão e venda de produtos nos quais é garoto-propaganda. A bilheteria de jogos de futebol feminino é pífia (1.000 pagantes por jogo), as TV’s só transmitem os jogos de 4 em 4 anos. Um produto propagandeado por Neymar certamente venderá horrores. Marta talvez nem seja reconhecida pela maioria.

Do outro lado, Gisele Bundchen ganha muito mais que qualquer modelo masculino, lota desfiles e tudo que ela coloca a imagem dela vende muito. Da mesma forma que Neymar. Justo.

Quer que Marta seja reconhecida? Compre ingressos e vá assistir jogos de futebol feminino. Compre a camisa com o nome dela. Viu um produto no qual ela é garota-propaganda? Compre. Nesse aspecto, o mercado é impessoal: se Neymar e Gisele ficaram ricos assim, Marta também ficará.

Aprecio o trabalho dela e da seleção feminina, e ficaria muito feliz de vê-la ganhando dinheiro como forma de reconhecimento de seu trabalho.neymar e marta desigualdade de salários

Entretanto, como não é de interesse da mídia expor a desigualdade (natural) favorável às mulheres na profissão de modelo, a mídia se cala. Criticar a desigualdade (natural) do futebol gera lucros para os jornalistas e ainda pagam de politicamente corretos. Defender homens não vende revista e não contribui para a agenda globalista.

Para refletir: antes de criticar os ganhos de quem quer que seja, estude economia e descubra os motivos por trás disso. E antes de acreditar sem questionar o que a mídia fala, procure saber seus interesses econômicos e a quem eles servem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s